Coleção MNEMOSINE vence prémio de design

Coleção MNEMOSINE vence prémio de design

As capas da coleção MNEMOSINE literatura clássica ficaram entre as 50 capas premiadas pela AIGA. Desenhadas pelo atelier FBA, receberam o prémio do American Institute of Graphic Arts (AIGA) que distingue anualmente os 50 melhores livros e as 50 melhores capas desenhadas e produzidas no ano anterior, o “AIGA 50 Books / 50 Covers”. O atelier de design de Coimbra, FBA, foi premiado pelo terceiro ano consecutivo, com o galardão do American Institute of Graphic Arts (AIGA), e desta vez com três coleções, duas da Almedina e uma da Nova Delphi.


«Estamos muito orgulhosos pelo Prémio que põe as capas da Nova Delphi entre as melhores do mundo. É uma distinção que nos estimula a prosseguir o bom trabalho que temos feito até aqui. É a confirmação de que temos escolhido os melhores parceiros para esta aventura da Edição. Tem sido um verdadeiro trabalho de equipa que é, acima de tudo, um reconhecimento de que estamos no caminho certo», afirmou Francesco Valentini, diretor-geral da editora Nova Delphi.

“50 Books/50 Covers” é o concurso de referência nesta área, com um júri de especialistas de design e crítica de design que reúne anualmente, de forma a selecionar e exemplificar o que de melhor se faz atualmente no domínio do design de livros.

A coleção da Nova Delphi, MNEMOSINE, desenhada por Rita Marquito, reúne clássicos da literatura universal escritos durante a segunda metade do século XIX como “A Relíquia”, “De Profundis”, “Coração”, entre outros. Para estes livros a opção para captar o espírito dos textos nas capas foi efetuada através da utilização de “pinturas em detrimento do uso da fotografia”, diz Rita Marquito, procurando assim estabelecer o elo de ligação com o tempo da narrativa.

Link para as capas premiadas: http://designobserver.com/50Books50Covers/2011covers.html

Leave a Reply

* Name:
* E-mail: (Not Published)
   Website: (Site url withhttp://)
* Comment: